domingo, 24 de abril de 2011

A CARIDADE


                A  CARIDADE


     A  caridade é a virtude fundamental que deve sustentar  todo o edifício  das  virtudes  terrestres: sem ela , as outras não existem. Sem a cartidade não há esperança num futuro melhor, nem interesse moral  que nos guie; sem a caridade não há fé, porque a fé não é senão um raio puro que faz brilhar uma alma caridosa.

    A caridade é a âncora eterna da salvação, em todos os globos; é  a mais pura emanação do própio Criador; é  a  sua  própia virtude  que ele dá  à  criatura. Como  querer-se desconhecer  essa suprema bondade ?  Qual seria, com esse  pensamento , o coração bastante perverso para reprimir e  expulsar esse sentimento todo divino?  Qual seria o filho bastante mau para se rebelar contra  esse doce carinho : a caridade?

    Não ouso falar doque fiz, porque os Espiritos têm também o pudor de suas obras; mas creio aquela que comecei  uma das que devem mais contribuir para o alívio dos vossos semelhantes. Vejo , frequentemente, os Espiritos pedirem por missão continuar  a minha tarefa; eu  as vejo , minhas doces e caras irmãs, no seu piedoso e divino  ministério; eu as vejo praticar a virtude que vos recomendo, com toda  alegria que proporciona essa existência de devotamento e de sacrifícios; é uma grande felicidade para mim ver  quanto o seu caráter é honrado, quanto  sua missão é amada e  docemente protegida. Homens de bem , de boa e forte vontade, uni-vos para continuar  amplamente a obra de propagação da caridade ; encontrareis a recompensa dessa virtude no seu própio exercício; não há alegria espiritual que ela não dê desde a vida presente. Sede unidos; amai-vos uns aos outros segundo os preceitos de Cristo. Assim seja.  ( SÃO VICENTE DE PAULO, PARIS 1858)

Nenhum comentário:

Postar um comentário